- Ano: 2013
-
Fotografias:Martina Mambrin
Descrição enviada pela equipe de projeto. O trabalho é definido por uma série de estruturas leves que acompanham os usuários da área localizada no Parque Regional do Mincio em um processo de interpretação do ambiente histórico e cultural, capaz de melhorar os aspectos de excelência na área do curso inferior do o rio.
A proposta envolve a construção de uma série de instalações para definir alguns centros de interpretação onde a atração cultural é a figura do poeta romano Virgílio e a integração de sua poesia com a paisagem do rio.
As áreas de descanso são configuradas como marcos locais que determinam e dão a medida para o percurso pedestre que corre ao longo da margem do rio.
A "porta de correio" esta colocada em correspondência a um antigo posto de estrada, e enfatiza sua posição geográfica, o "portão do forte" é configurado como marcas de referência formais e a presença do forte perto de Pietole a partir do qual ele desenha as figuras de bastiões, a "porta de entrada para os Eclogues" aponta metaforicamente para o fragmento de paisagem descrita pelo poeta Virgílio em seus poemas, a "porta das Geórgicas" colocadas na mesma antiga tribuna de Virgílio, representando o equilíbrio entre a natureza e o trabalho do homem cantado por Virgílio em sua ópera, a "porta de Travata", localizado em uma estação de bombeamento do século XX celebra a tentativa do homem para governar o elemento natural da água.